Cursos

Em 23/06/23 10:55 Atualizada em 11/08/23 10:21

banner cursos-instrumentos 1024x200px.


Escolha seu curso/instrumento!

Nossa metodologia visa o desenvolvimento da técnica, da interpretação e da compreensão do material musical, através da
correção postural, da escolha de repertório de acordo com o nível de conhecimento do aluno e da confluência de estudos 
teóricos e práticos.


CURSOS OFERECIDOS


Curso - Canto.png

 

Canto

Aula semanal, com até três alunos por turma, com duração de 01 hora.

ProfessoresÂngela Samara  (Bacharel em Canto pela EMAC/UFG e Licenciada em Música pela UFPI), Wdemberg Silva (Mestre em Música pela EMAC/UFG) e Paula Arrais (Licenciada em Canto pela EMAC/UFG) e Caio Abreu.

​Oferta de uma Masterclass e/ou Palestra semestral, com duração de 02 horas com a Profa. Dra. Marília Álvares (Doutora em Música pela University of Nebraska (EUA) e Professora da EMAC/UFG).

Informações sobre o curso: Durante o curso o aluno aprenderá os elementos fundamentais para a técnica vocal. O conteúdo abrange emissão vocal, projeção e ressonância; conhecimento e tonificação do trato vocal e do apoio respiratório; conscientização corporal; execução e interpretação de peças do repertório do canto erudito.

Sinfônico

Canto Coral

Aula semanal coletiva.

Professores: Gidalte Junior.

Informações sobre o curso

 


Curso - Composição.png

 

Composição

Aula semanal coletiva, com duração de 01h30.

Professores: Lucas Manassés

Masterclass e/ou Palestra semestral, com duração de 02 horas com o Prof. Ms. Paulo Guicheney (Mestre em Música pela EMAC/UFG, Doutorando em Musicologia pela Universidade Nova de Lisboa e Professor da EMAC/UFG).

Informações sobre o curso: 

Durante o curso os alunos entrarão em contato com os métodos e técnicas utilizados na elaboração da obra musical. Farão o estudo teórico e prático direcionado para a elaboração de obras musicais em vários estilos e para combinações instrumentais e vocais simples.

O objetivo do curso é, além do estudo e análise de obras clássicas e contemporâneas, a composição de pequenas peças com materiais diversos (poema, ruído, ritmo, instrumentos, alturas). O aluno irá realizar pequenos exercícios de composição, observar algumas técnicas composicionais, e compor diferentes peças, variando de acordo com seu desempenho ao longo do curso.


Curso - Regência.png

 

Regência

Aula semanal coletiva, com duração de 01h30.

ProfessoresWdemberg Silva (Mestre em Música pela EMAC/UFG).

Masterclass e/ou Palestra semestral, com duração de 02 horas com o Prof. Dr. Carlos Costa (Doutor em Música pela Universidade da Georgia - EUA  e Professor da EMAC/UFG).

Informações sobre o curso: 

O curso tem como objetivo principal desenvolver habilidades para regência coral. Alguns dos conteúdos abordados durante o curso são: gestual da regência; técnicas de ensaio; tópicos sobre técnica e saúde vocal; classificação vocal; articulação vocal no canto; apontamentos sobre a literatura e repertório coral; reconhecimento dos elementos gráficos na partitura; liderança e gerenciamento das relações interpessoais em conjuntos vocais; execução e interpretação de peças do repertório coral com dificuldades progressivas.

Dentre os objetivos principais estão:

  • Refletir sobre o histórico da regência e suas funções;

  • Desenvolver o gestual padrão de regência;

  • Conhecer recursos, funcionalidade e dinâmica do ensaio coral;

  • Compreender aspectos variados da técnica vocal aplicados à música coral;

  • Identificar elementos de organização rítmica e direcionamento das vozes (homofonia, polifonia, contraponto);

  • Refletir sobre a regência como ferramenta de educação musical.


Curso - Percussão.png

Percussão

Aula semanal coletiva, com duração de 01 hora, podendo ser ampliada para 1h30 caso seja necessário.

ProfessorVinícius Milhomen (Licenciado em Música pela EMAC/UFG).

Informações sobre o curso:

•Estudo de possibilidades que a percussão oferece como ferramenta para iniciação musical.

•Reflexão da amplitude dessas possibilidades junto a alguns métodos que auxiliam na construção da(o) artista.

•Experimentações sonoras através dos instrumentos de percussão.

Dentre os objetivos principais estão:

  • Compreender diferentes contextos onde a percussão se figura como ferramenta de iniciação musical.

  • Explorar características de diferentes técnicas utilizadas para percutir um instrumento.

  • Pensar a percussão como uma ferramenta de potencialização de diferentes raízes culturais brasileiras.

  • Refletir sobre percussionistas que fomentaram e ampliaram diferentes fazeres percussivos.



Curso - Piano.png

Piano

Aula semanal, com dois alunos por turma, com duração de 01 hora.

ProfessoresTito Lopes (Técnico em Piano Erudito pela Escola do Futuro em Artes Basileu França e Bacharelando em Piano pela EMAC/UFG) Rafaela Elena, Danilo Batista e Sarah Blasi.

Masterclass e/ou Palestra semestral, com duração de 02 horas com o Prof. Dr. Robervaldo Linhares (Doutor em História pela Universidade de Brasília (UnB) e Professor da EMAC/UFG).

Informações sobre o curso: 

O curso de piano visa o estudo, execução e interpretação de peças do repertório do instrumento com dificuldades progressivas, abrangendo gêneros e estilos da música ocidental até a contemporaneidade.

Os objetivos principais do curso são:

  • Conhecer e desenvolver a técnica básica do instrumento, estabelecer ligação entre a teoria e a prática, compreender seus aspectos mecânicos, a metodologia de estudo adequada para cada tipo de exigência técnica, conhecer e trabalhar variados repertórios, apresentar as diferenças estilísticas e estéticas de cada compositor/período, compreender o corpo como parte do instrumento e trabalhar as qualidades motoras necessárias, visando vencer as dificuldades técnicas gerais e específicas de cada aluno.


Curso - Flauta Doce.png

Flauta Doce

Aula semanal, com três alunos por turma, com duração de 01 hora.

Professores: João Marcos Bonfim.

Masterclass e/ou Palestra semestral, com duração de 02 horas, com professores convidados da EMAC/UFG.

​Público alvo: Iniciantes, Interessados em prestar vestibular, Profissionais e Professores da Rede Pública de Ensino.

Informações sobre o curso:

Introdução aos aspectos mecânicos, técnicos e interpretativos da flauta doce. Estudo de peças com dificuldades progressivas. Dentre os conteúdos abordados estão: postura corporal, posicionamento das mãos no instrumento, respiração e sonoridade, articulação, exercícios de digitação e técnica instrumental voltada à expressividade musical.

Objetivos principais:

• Promover o desenvolvimento de habilidades técnicas e musicais dos alunos.

• Promover o conhecimento do repertório da flauta doce.

• Desenvolver conteúdos ligados à utilização da flauta doce como instrumento vinculado à educação

musical.

• Promover a prática em conjunto


Curso - Clarinete.png

CLARINETE

Aula semanal, com aula em grupo e individual (2 vezes por semana) obs.: o aluno poderá assistir a aula dos outros colegas,
uma prática de aula de ensino coletivo bastante utilizada em conservatórios europeus.

Professor: Lucas Rafael (Bacharel em clarineta pela UFSM-RS na turma do Prof. Dr. Guilherme Garbosa e integrante da OSJG) 

Masterclass e/ou Palestras, com professores convidados, renomados dentro do panorama brasileiro e internacional.
Público alvo: Iniciantes, interessados em prestar vestibular e Professores da Rede Pública de Ensino.

Informações sobre o curso: 

Introdução aos aspectos mecânicos, técnicos e interpretativos do Clarinete. Estudo de escalas e arpejos em grupo para o desempenho técnico (disciplina bastante utilizada na escola portuguesa do clarinete). Estudo de peças e métodos com dificuldades progressivas. Dentre os conteúdos abordados estão: postura corporal, posicionamento das mãos no instrumento, respiração, sonoridade, articulação e outras atividades voltadas à expressividade musical. 


Objetivos principais:

  • Promover o desenvolvimento de habilidades técnicas e musicais dos alunos;

  • Promover o conhecimento do repertório do Clarinete;

  • Desenvolver a prática de ensino coletivo (arpejos, escalas, repertórios ) bastante propagado na Escola Portuguesa do Clarinete, justificativa que se percebe grandes êxitos em concursos internacionais e um trabalho de base solidificado para o mercado de trabalho destes clarinetistas.


Curso - Fagote.png

Fagote

Aula semanal, com dois alunos por turma, com duração de 1 hora

ProfessorDr. Fábio Benites (Doutor em Fagote pela Florida State University, Mestre em Fagote pela University of Iowa, Bacharel em Fagote e Saxofone pela UnB, Fagotista da OSGO e Professor de Teoria Musical na Escola de Artes Basileu França)

Masterclass e/ou Palestra semestral com duração de 2 hora com todos os estudantes matriculados, sendo 1 hora de performance e 1 hora de manufatura e raspagem de palhetas para fagote.

Informações sobre o curso:

O curso de fagote é formulado para atender as individualidades de cada fagotista - tanto os (as) estudantes iniciantes (quem nunca tocou o instrumento) quanto como os (as) estudantes que já possuem experiência e gostariam de se aperfeiçoar. Serão abordadas questões técnicas do fagote como também serão discutidos elementos estéticos dentro do repertório do (a) estudante, seja música de concerto ou música popular. Dentro da técnica serão vistos assuntos como embocadura, afinação, uso do ar, dedilhados, postura e técnicas contemporâneas de produção sonora. Da parte estética, serão discutidas a relação entre estilo e o repertório apresentado pelo aluno e também esta relação nos métodos e estudos para fagote como o método de Julius Weissenborn, estudos de Ludwig Milde, Marius Piard, Eugène Bozza entre outros. Também será oferecida uma oficina de manufatura e raspagem de palhetas de fagote, que será útil para quem quer aprender a fazer palhetas como também quem quer refinar a sua técnica.

O curso tem como objetivos:

  •  Instigar o(a) estudante a aprender mais sobre a técnica do fagote e da manufatura de palhetas;    

  • Promover discussões sobre estética musical e como ela se relaciona com os diferentes estilos musicais;      

  • Evidenciar a relação entre a técnica do instrumento e como esta técnica contribui para alcançar o resultado sonoro desejado dentro da estética musical escolhida pelo(a) musicista;

  • Criar um ambiente acolhedor para que todos (as) possam expressar suas ideias e se sentam livres para fazer perguntas.



Curso - Guitarra Elétrica.png

Guitarra Elétrica

Aula semanal, com três alunos por turma, com duração de 01 hora.

ProfessorFernando Santos (Licenciado em Guitarra pela EMAC/UFG sob a orientação do professor Fabiano Chagas).

Masterclass e/ou Palestra semestral, com duração de 02 horas com o Prof. Ms. Fabiano Chagas (Mestre em Música pela EMAC/UFG e Professor da EMAC/UFG).

Informações sobre o curso:

Durante o curso o aluno irá desenvolver habilidades práticas que propiciem a execução/interpretação de repertório com dificuldades progressivas. O aluno será incentivado a desenvolver autonomia de estudo para a guitarra elétrica e irá receber, através do repertório, noções elementares acerca da condução rítmica e da palhetada alternada (mão direita) em paralelo ao desenvolvimento da mão esquerda – troca de acordes, movimentação melódica e execução de riffs. Irá também desenvolver leitura musical harmônica e melódica.
 



Curso - Bateria.png

Bateria 

Aula semanal, com dois alunos por turma, com duração de 01 hora.

ProfessoresWalace Brito (Licenciado em bateria pela Emac/UFG), 

Masterclass e/ou Palestra semestral, a definir.

Informações sobre o curso:

O principal objetivo do curso é desenvolver os fundamentos técnicos, criativos e musicais para a performance do instrumento bateria. O conteúdo será trabalhado de forma progressiva aplicando ao repertório, na criação de solos, as levadas básicas dentro da música popular e/ou peças escritas para bateria. O curso capacita o aluno a desenvolver atividades artísticas e performáticas como músico instrumentista.

No curso serão abordados assuntos diversos, como por exemplo:

  • A leitura e escrita de partitura para o instrumento.

  • As técnicas de mãos e pés.

  • Os ritmos/grooves mais populares tocados na bateria como o Rock, Pop, Blues, Jazz, Funk, Baião, Samba, Bossa Nova, Maracatu, Frevo, Latin, dentre outros.

  • As subdivisões rítmicas básicas dentro de cada estilo.

  • Coordenação básica e avançada.

  • independência de membros.

  • Conhecer parte dos principais livros/métodos de bateria.

  • Aquisição de repertório, estudo das formas musicais e apreciação musical.

  • Conhecer e apreciar os trabalhos de bateristas/músicos importantes para o desenvolvimento do instrumento.

  • Instigar o aluno a explorar a improvisação, criatividade, a criação de solos, dentre outras simulações de eventuais situações performáticas.




Curso - Contrabaixo Elétrico.png

Contrabaixo Elétrico 

Aula semanal, com média de dois alunos por turma, com duração de 01 hora.

Professor: Matheus Rodrigues.

Masterclass e/ou Palestra semestral, com duração de 02 horas com o Prof. Ms. Bruno Rejan (Mestre em Música pela EMAC/UFG e Professor da EMAC/UFG).

Informações sobre o curso:

O foco do curso é proporcionar ao aluno habilidades práticas para execução do contrabaixo elétrico. Contextualizar as técnicas desenvolvidas no instrumento, aplicando principalmente ao repertório da música popular. O conteúdo será trabalhado de forma progressiva e ajustado conforme a necessidade de cada aluno. Poderá servir também, como preparo para ingresso ao curso de graduação de contrabaixo elétrico da Universidade Federal de Goiás (EMAC – UFG).

Detalhamento do curso de contrabaixo elétrico:

  • Praticar leitura de partitura (na clave de fá);

  • Estudar técnicas de mão direita e esquerda;

  • Praticar Ritmos/Grooves em algumas levadas (Rock, Pop, Blues, Jazz, Funk, Baião, Samba, Bossa Nova etc);

  • Compreender as principais funções do instrumento no contexto musical (solo e grupo);

  • Conhecer parte da bibliografia nacional/internacional;

  • Desenvolver apreciação musical.

 



Curso - Violino.png

Violino

Aula semanal, com dois alunos por turma, com duração de 01 hora.

ProfessorRebecca Lopes.

Masterclass e/ou Palestra semestral, com duração de 02 horas com os Profs. Ms. Luciano Pontes ou Prof. Dr. Anderson Rocha (Professor da EMAC/UFG  e Professor no projeto social Cajuzinhos do Cerrado).

Informações sobre o curso:

Introdução aos aspectos mecânicos, técnicos e interpretativos do Violino. Execução de peças do repertório do instrumento (violino) com dificuldades progressivas. Os objetivos principais são: 1) Nomenclatura do instrumento; 2) Domínio da técnica, postura e mecânica; 3) Desenvolvimentos técnicos e musicais durante a pratica musical.

Dentre o conteúdo abordado está:

  • Observação dos elementos estruturais básicos: postura, posicionamento da mão direita no arco, sonoridade e posicionamento  da mão esquerda no braço do violino.

  • Prática da leitura: Notação e localização de notas no instrumento.

  • Exercícios técnicos introdutórios de mão direita e mão esquerda.

  • Execução de peças e prática de música de câmara para formação de repertorio.

  • Introdução à música de câmara: realização de duos (Violino-Piano/aluno-aluno).

  • Escalas diatônicas arpejos e intervalos.

  • Posições Fixas e Mudanças de posições.



Curso - Violão Erudito.png

Violão Erudito

Aula semanal, com três alunos por turma, com duração de 01 hora.

ProfessoresFernando Machado (Bacharel em Violão pela EMAC/UFG), Bruno Fernandes (Licenciado em Educação Musical pela EMAC/UFG, graduado em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra, Portugal (UC - 2012), pelo PLI - CAPES, e atualmente cursando Bacharelado em Violão pela EMAC/UFG).

Masterclass/Palestra semestral, com duração de 03 horas, com um dos seguintes professores da EMAC/UFG:

Prof. Ms. Pedro Luiz Martelli (Mestre em Música pela Julliard School - EUA);

Prof. Dr. Eduardo Meirinhos (Doutor em Música pela Florida State University - EUA);

Informações sobre o curso:

Leitura, execução e interpretação de peças solo e em conjunto do repertório do violão, com dificuldades progressivas, abrangendo gêneros e estilos da música ocidental até a contemporaneidade. O repertório pode incluir peças brasileiras de caráter popular, de compositores como Dilermando Reis e Garoto (a depender da progressão do aluno ao longo do curso). Acompanhamento por meio de partituras através do ensino coletivo do instrumento musical.

Objetivos principais: 1) Gradativo domínio das possibilidades sonoras do instrumento; 2) Reconhecimento do braço do instrumento; 3) Desenvolvimento dos elementos envolvidos na prática instrumental: postura, sonoridade, mecânica e técnica, através da leitura, análise e interpretação de peças instrumentais solo e em conjunto.

Os conteúdos abordados incluem:

  • Observação dos elementos estruturais básicos: onde e como sentar, colocação do violão, postura, sonoridade, movimentação e posicionamento da Mão Direita (toque p, i, m, a e variações) e da Mão Esquerda (apresentações de mão, posições e movimentação).

  • Prática da leitura: Notação e localização de notas no braço do instrumento.

  • Exercícios técnicos introdutórios e progressivos de mão direita e de mão esquerda.

  • Sonoridade: Qualidade do som – Corpo, Projeção, Legato e Variações de Timbre.

  • Execução de melodias com acompanhamento e prática de música de câmara (obras de origem folclórica ou representativas do repertório tradicional): sonoridade, articulação, dinâmica, aplicação da técnica instrumental.

  • Leitura e notação dos harmônicos do instrumento (em obras) e exploração de efeitos sonoros idiomáticos.

  • Introdução à música de câmara (prática de violão em conjunto): realização de duos (aluno-professor/aluno-aluno).

  • Audição de grandes performers do violão: Andrés Segovia, Julian Bream, John Williams, Kazuhito Yamashita, Manuel Barrueco, David Russell, Baden Powell, Dilermando Reis, Raphael Rabello, Irmãos Assad, Irmãos Abreu, Yamandú Costa, Turibio Santos, Fábio Zanon, Vladimir Gorbach, Judicaël Perroy, Thibaut Garcia, Ana Vidovic, Antigoni Goni, etc.



Curso - Violoncelo.png

Violoncelo

Aula semanal, com dois alunos por turma, com duração de 01 hora.

ProfessorAdriele Soares.

Masterclass e/ou Palestra semestral, com duração de 02 horas com o Prof. David Gardner (Professor da EMAC/UFG).

Informações sobre o curso:

O curso objetiva o estudo, execução e interpretação de peças do repertório do Violoncelo com dificuldades progressivas, abrangendo gêneros e estilos da música ocidental até a contemporaneidade. Introdução aos aspectos mecânicos, técnicos e interpretativos do Instrumento.

Dentre o conteúdo abordado estão:

  • Compreensão das partes do violoncelo, da postura ao tocar, posição da mão esquerda e mão direita. Exercícios (escalas, arpejos, cordas duplas, arcadas, golpes de arco, entre outros elementos que compõem a técnica do instrumento) para o desenvolvimento das habilidades ao instrumento.

  • Executar obras do tipo ”Estudos” selecionadas de acordo com desenvolvimento técnico–musical de cada estudante e do repertório escolhido. Conhecer o repertório do violoncelo, tais como, peças, concertos, sonatas, suítes e outras formas musicais, além de partes de violoncelo na música de orquestra e câmara (Apreciação musical).

 

orquestra pratica.jpeg

Prática de Orquestra

Aula semanal coletiva

ProfessorDanilo Ribeiro.

 

Informações sobre o curso:

 

Curso - Teoria, Percepção, Apreciação Musical.png

Teoria, Percepção e Apreciação Musical*

*A participação nesta aula é obrigatória para manutenção da vaga.


Aula semanal coletiva, com duração de 1h30, com turmas de até 40 alunos em horários pré-determinados. Nesta opção não há acréscimo no valor do semestre.

Caso o aluno opte por cursar apenas a disciplina de Teoria, Percepção e Apreciação Musical, como disciplina isolada, será concedido um desconto (consultar valores no Regulamento).

ProfessoresAlexandre Gonçalves, Fernando Machado e Ubiratan Costa.


Informações sobre o curso:

O Nível 1 é destinado a quem possui conhecimentos musicais iniciais,  aprender a ler partituras com relativa fluência, conseguir solfejar melodias simples, ler ritmos a uma voz e ter domínio básico de algum Instrumento/Canto/Composição/Regência.

O Nível 2 é destinado a quem possui conhecimentos musicais intermediários, já sabe ler partituras com relativa fluência, consegue solfejar melodias simples, ler ritmos a uma voz e tem domínio básico de algum Instrumento/Canto/Composição/Regência.

O Nível 3 é destinado a quem possui conhecimentos musicais avançados, já sabe ler partituras com fluência, consegue solfejar melodias em modos maiores e menores, ler ritmos a duas vozes e possui um repertório em algum instrumento/canto/composição. É destinado ainda a quem quer desenvolver suas habilidades técnicas/musicais, se dedicando ao estudo de um instrumento em nível semiprofissional e/ou para ingressar em um curso de nível superior.

O Nível 4 é destinado a quem possui conhecimentos musicais avançados, já sabe ler partituras com fluência, consegue solfejar melodias em modos maiores e menores, ler ritmos a duas vozes e possui um repertório em algum Instrumento/Canto/Composição/Regência.. É destinado ainda a quem quer desenvolver suas habilidades técnicas/musicais, se dedicando ao estudo de um instrumento em nível semiprofissional e/ou para ingressar em um curso de nível superior.